(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAowyZvaCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });
28.5 C
Brasília

Bolsonaro denuncia pressa do STF em julgamento por golpe: “Velocidade da luz”

Publicado em:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta quinta-feira (13) a celeridade do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que vai analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele por suposta tentativa de golpe de Estado. O ministro Cristiano Zanin marcou para 25 de março o início do julgamento. Bolsonaro chamou o processo de “repleto de problemas e irregularidades”.

Segundo o ex-presidente, a tramitação do inquérito destoa do padrão do Judiciário brasileiro, conhecido pela lentidão. “Parece que o devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz. Mas só quando o alvo está em 1° lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026”, escreveu em seu perfil no X.

O ex-presidente comparou seu caso ao do republicano Donald Trump, que enfrentou acusações de insurreição pela invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Bolsonaro lembrou que o processo contra o ex-presidente americano demorou quase cinco anos para virar denúncia formal e depois “foi reduzido a pó pela escolha soberana do povo americano”.

Nas redes, Bolsonaro ironizou a velocidade do Supremo sob Lula. “Nos EUA, a perseguição contra @realDonaldTrump e as ridículas acusações de ‘insurreição’ levaram quase 5 anos para serem convertidas em denúncia formal – e depois foram reduzidas a pó pela escolha soberana do povo americano. Tudo correu na primeira instância, com uma breve consulta à Suprema Corte sobre matéria constitucional.”

Ele também citou o caso da Alemanha, onde um processo semelhante, envolvendo suspeitas reais de planejamento de golpe, tramita há anos. “Em outros países, como a Alemanha, onde o uso do direito como arma política ainda causa escândalo, um processo com o mesmo tema – envolvendo suspeitas realmente sérias sobre um grupo acusado de planejar um golpe de Estado em 2022 – continua tramitando na primeira instância e deve levar anos até ser encerrado, com uma decisão final.”

Na sequência, Bolsonaro criticou o desempenho do Judiciário brasileiro. “Mas no Brasil, que tem a 30ª justiça mais lenta do mundo, segundo o Banco Mundial; o judiciário mais caro do mundo, segundo diversas fontes; que não está nem entre os 70 melhores no ranking global de Estado de Direito; e que só supera a Venezuela em imparcialidade… Mas nesse Brasil de índices que impressionam negativamente, um inquérito repleto de problemas e irregularidades contra mim e outras 33 pessoas está indo a julgamento em apenas 1 ano e 1 mês (de 8 de fevereiro de 2024 a 25 de março de 2025). É impressionante!”

No fechamento da postagem, Bolsonaro reiterou: “Parece que o devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz. Mas só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026.”

O STF, a PGR e o Palácio do Planalto não se manifestaram até o momento.

Mais recentes

Checagem de fatos