O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que aplicará uma tarifa de 200% sobre vinhos e produtos alcoólicos da União Europeia (UE), caso o bloco não retire a tarifa de 50% sobre o uísque americano.
A medida seria uma resposta à retaliação da UE contra as tarifas impostas pelos EUA sobre aço e alumínio.
“A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de aplicar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque”, afirmou o republicano em sua rede social Truth Social.
“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE e PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS NA UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”.
No ano passado, a União Europeia exportou 4,9 bilhões de euros em vinhos para os EUA, representando 29% das exportações do bloco, com França e Itália como os maiores exportadores.
As tensões comerciais aumentaram a insegurança econômica, afetando a confiança de investidores e consumidores. Indústrias de bebidas e cosméticos europeias temem que as novas tarifas comprometam o comércio com os EUA.