Claudio Dantas
12.5 C
Brasília

STF manda, Câmara obedece: Zambelli perde mandato, diz Motta

Publicado em:

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (9) que a Casa declarará a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), conforme decisão do STF.

Após o julgamento final no Supremo, a Câmara cumpre o rito e formaliza a cassação”, declarou Motta, em São Paulo, durante seminário sobre a crise fiscal do país.

No evento, o parlamentar criticou a gestão econômica do governo Lula, que, segundo ele, prioriza aumento de arrecadação em vez de cortes de gastos. “O governo insiste em elevar impostos, mas falta coragem para enxugar a máquina pública”, afirmou.

A decisão sobre Zambelli decorre de julgamento da Primeira Turma do STF, que, na sexta-feira (6), rejeitou por unanimidade recurso da deputada contra condenação a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Câmara formalize a perda do mandato. A decisão foi acompanhada de medidas adicionais, como o bloqueio do passaporte diplomático da deputada, o corte do seu salário parlamentar e a tentativa de impedir manifestações públicas.

Zambelli, em nota oficial, classificou a medida como “ilegal, inconstitucional e autoritária.

Veja também:

Itaú bloqueia contas de Zambelli; deputada tinha R$ 5 na poupança – Claudio Dantas

 

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos