Claudio Dantas
18.5 C
Brasília

Quaest: 86% dizem que leis fracas fazem Justiça soltar criminosos

Publicado em:

Pesquisa mostra percepção de impunidade e aponta violência como principal preocupação nacional

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (30) mostra que 86% dos brasileiros acreditam que a polícia prende, mas a Justiça solta criminosos por causa de uma legislação fraca. Apenas 11% discordam da afirmação.

O levantamento, intitulado “Prende e Solta”, destaca a percepção generalizada de impunidade e o descrédito nas leis penais brasileiras. Segundo os dados, 1% não concorda nem discorda e 2% não souberam responder.

No contraponto, o estudo mostra que 58% dos entrevistados afirmaram não conhecer ninguém que tenha sido assaltado ou furtado nos últimos 12 meses. Outros 13% disseram conhecer muitas pessoas que foram vítimas, 20% conhecem algumas e 9% apenas uma.

A pesquisa também revela que a violência é a principal preocupação nacional, mencionada por 31% dos entrevistados, um aumento de três pontos em relação ao mês anterior. Em seguida, aparecem problemas sociais (17%), economia (16%), corrupção (14%), saúde (11%), educação (6%) e medo de guerra (3%).

Sobre a atuação da Guarda Municipal armada, 54% acreditam que sua presença ajuda a reduzir a criminalidade, enquanto 46% consideram que não faz diferença.

Por fim, 70% dos brasileiros enxergam o crime organizado e a violência como problemas de caráter nacional, e 26% os veem como questões regionais.

A pesquisa foi divulgada na véspera da megaoperação das polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro, que resultou em 119 mortos — 115 suspeitos e 4 policiais — nos Complexos da Penha e do Alemão.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos