Últimas Notícias

Moraes mantém prisão de Braga Netto e general Fernandes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou os pedidos das defesas e manteve as prisões dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes, investigados por tentativa de golpe de Estado.

Moraes decidiu manter a prisão de Braga Netto no dia 24 de dezembro, sob sigilo. A decisão sobre Mário Fernandes foi tomada nesta quinta-feira (26). O ministro concluiu que não há novos elementos que justifiquem a liberdade dos generais.

A defesa de Braga Netto classificou a decisão como “previsível”. O advogado José Luis Oliveira Lima afirmou que não há provas que sustentem a prisão, mas disse que já esperava o resultado. “Vamos aguardar o julgamento do agravo pela Turma”, declarou.

As investigações

• Braga Netto foi preso por tentar interferir nas investigações sobre a trama para manter Jair Bolsonaro no poder. Ele é o primeiro general de quatro estrelas a ser preso preventivamente no Brasil. Segundo a Polícia Federal, com base na delação de Mauro Cid, Braga Netto buscou informações sobre o acordo do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

• Mário Fernandes, apontado como o mais radical entre os militares bolsonaristas, teria articulado o golpe com outros generais e manifestantes acampados em frente aos quartéis. A PF encontrou em seu HD o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do próprio Alexandre de Moraes.

Os generais já foram indiciados por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A Procuradoria-Geral da República analisa o material para decidir se apresentará denúncia contra eles.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Leia mais

Lula e Pacheco
janja-lula
Atenção: dinheiro de bets ilegais deve ser retirado por apostadores ainda hoje (10)
_120775848_foto10-pmsc-cmeraspoliciaisindividuais.png_0
img_2316
img_2316
caiado
Exército
img_2315-1
Arthur Lira
economia_ilustracao-2
política congresso-insatisfeito-com-a-decis-o-de-fl-vio-dino-que-bloqueou-r--4-2-bilh-es-em-emendas--arthur-lira-nh3TDlJZJx
camara-deputados
vazamento-laboratorial