Claudio Dantas
22.5 C
Brasília

Governo Lula mantém sigilo sobre Janja, apesar de mudanças na LAI

Publicado em:

O governo Lula prepara um projeto para alterar a Lei de Acesso à Informação (LAI) e reduzir o sigilo de 100 anos em alguns casos. No entanto, a nova redação não tornará públicos os gastos e compromissos da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Janja tem um gabinete no Planalto, influência direta no governo e acesso ao celular do presidente. Ainda assim, pedidos sobre suas reuniões e despesas são negados sob a justificativa de proteção de dados pessoais.

A proposta da Controladoria-Geral da União (CGU) está em análise na Presidência e deve ser anunciada após as eleições para a Câmara e o Senado, em fevereiro. O governo promete facilitar o acesso a informações de ministros e autoridades, mas manterá o sigilo sobre Janja, já que ela não ocupa cargo formal.

Em 2023, cogitou-se nomeá-la oficialmente, mas o governo recuou por temer acusações de nepotismo e maior escrutínio do Congresso. Questionada sobre o tema, a assessoria da primeira-dama não respondeu até a publicação desta reportagem.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

  1. E o que essa senhora faz como primeira dama?O que ela faz na área social?A única coisa que se sabe dela,são viagens, gastos com bolsas sapatos roupas,resumindo o Brasil precisa de uma pessoa dessa?A pior primeira dama que o país já teve,não acrescenta nada de útil,não nos representa, não tem classe,não tem carisma!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos