Artigos Exclusivos

A 'fundação secreta' de Marcio Pochmann

De Casa do Povo para Casa da Mãe Joana, ninguém mais respeita o Congresso Nacional. Até o indefectível Marcio Pochmann resolveu driblar o Legislativo para criar, às escondidas, uma fundação pública de direito privado chamada IBGE+, como o objetivo de atrair investidores sem ter de prestar contas. Ninguém soube da manobra, nem mesmo os servidores do IBGE, que agora se manifestam em carta aberta pedindo a demissão de Pochmann. Para eles, o inventor de mapas nem será mais tratado como presidente.

Das diversas queixas sobre sua gestão — algumas beiram o assédio moral –, a que mais me surpreendeu foi essa história do IBGE+, algo inédito e que só poderia ser criado por lei específica. Segundo esses servidores, a recomendação da cúpula do órgão foi para que não houvesse consulta à Legislativo ou “essa fundação não sairia nunca”.

No rol de justificativas sobre a criação do IBGE+, está a de poder captar recursos no mercado usando a marca IBGE, além de contratar aposentados do instituto e ainda bancar viagens e cursos no exterior para os servidores ativos. O diretor-executivo do IBGE+, segundo estatuto registrado em cartório, será o próprio Pochmann. Ele também terá a maioria no conselho diretor.

Abaixo, a cartinha aberta:

 

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Celso Amorim e Lula
mantiqueira
amazonia
Ricardo Lewandowski
Gilmar e Moraes, STF
Gilmar e Moraes, STF
junqueiropolis2
image_processing20250126-804602-75nu99
49955_4EE2C5475EBD720A-1
images (26)
Vazamento laboratorial Covid (Grok)
000_33dt9q7-676x450
eletrobras
ber0zq5rfv5zb7a6qfahpmql4