Claudio Dantas
20.5 C
Brasília

Urgente: Trump retira sanções sobre Moraes

Publicado em:

A decisão encerra todas as restrições financeiras e de circulação impostas desde julho

O governo dos Estados Unidos acaba de anunciar a remoção do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e uma empresa ligada ao casal da lista de sancionados pela Lei Global Magnitsky.

A decisão, publicada nesta sexta-feira (12) pelo Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), encerra todas as restrições financeiras e de circulação impostas desde julho. O comunicado não explica os motivos da retirada.

Com a exclusão, deixa de valer o bloqueio de eventuais ativos em território americano, bem como a proibição de qualquer transação entre os sancionados e cidadãos ou entidades dos EUA.

O ministro havia sido incluído sob acusação de violação de direitos humanos por sua atuação em processos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por decisões que determinaram a remoção de conteúdos de plataformas americanas.

A lista atualizada pelo OFAC detalha as exclusões:

  • Alexandre de Moraes, brasileiro, nascido em 13 de dezembro de 1968, portador do passaporte DC000887 e RG 142262109, incluído no regime GLOMAG;
  • Lex – Instituto de Estudos Jurídicos Ltda., empresa vinculada ao ministro, registrada em São Paulo sob CNPJ 03.850.784/0001-35;
  • Viviane Barci de Moraes, identificada em duas entradas por diferentes variações de nome, ambas com RG 20.884.118-0 e passaporte diplomático DC000886.

A reversão das sanções ocorre após uma reaproximação entre Trump e o presidente Lula. Segundo integrantes dos dois governos, o petista condicionava a normalização das relações bilaterais ao fim das punições impostas ao ministro e à revisão das tarifas de 40% aplicadas a produtos brasileiros.

Após conversas recentes, Trump passou a sinalizar publicamente que “muitas coisas boas” seriam anunciadas.

(Matéria em atualização)

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos