Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

STF proíbe gravação de audiências de testemunhas no caso Bolsonaro

Publicado em:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir que jornalistas estão proibidos de gravar áudio ou vídeo das audiências com testemunhas no processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete outros pela suposta tentativa de golpe de Estado.

“Será proibido gravar e reproduzir qualquer áudio ou imagem das audiências das testemunhas, com base no artigo 210 do Código de Processo Penal, sob pena de responsabilização. Por este motivo, também não será permitido o credenciamento ou o ingresso de fotógrafos e cinegrafistas”, afirmou a Corte em nota.

As oitivas, que começam na segunda-feira (19), ocorrerão por videoconferência. A imprensa poderá acompanhá-las por um telão na sala da 1ª Turma do STF, mas sem direito a registro audiovisual. Entre as 82 testemunhas estão os ex-comandantes das Forças Armadas Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos de Almeida Baptista Júnior (Aeronáutica), além dos governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ibaneis Rocha (DF).

O artigo 210 do CPP, em vigor desde 1941, determina que testemunhas sejam ouvidas separadamente, sem conhecimento prévio dos depoimentos alheios. A publicidade das audiências, prevista no artigo 5º, LX da Constitu

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos