27 C
Brasília

Sebastião Coelho é detido por “desacato” e “ofensas” ao STF

Publicado em:

O advogado de Filipe Martins, Sebastião Coelho, foi detido brevemente na tarde desta terça-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF) por “desacato e ofensas” contra a Corte. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, ainda ordenou a abertura de um boletim de ocorrência contra o desembargador aposentado.

Em nota, o Supremo informou há pouco que Coelho “foi detido pela Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) em flagrante delito por desacato e ofensas ao tribunal”. “O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a lavratura de boletim de ocorrência por desacato e, em seguida, a liberação do advogado”, diz a nota.

Após ser barrado pela Corte ao tentar acessar o julgamento da denúncia da PGR sobre a suposta tentativa de golpe, o jurista gravou um vídeo no local, relatando o ocorrido.

O tom do desembargador aposentado chegou a interromper momentaneamente a leitura do resumo da denúncia, que estava sendo feita pelo ministro Alexandre de Moraes.

A Corte alegou que Coelho não possuía o credenciamento necessário para acompanhar o julgamento presencialmente. “Havia orientação de credenciamento prévio por parte de advogados para participar da sessão da Primeira Turma. Aos advogados das partes e às partes é permitido acesso livre, mas os demais tinham que encaminhar os nomes. Por isso, o desembargador aposentado foi encaminhado para acompanhar da segunda turma, e se recusou”, justificou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o desembargador aposentado comentou sobre ter sido “preso em flagrante”:

Mais recentes

Checagem de fatos