O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que o Partido Liberal e a oposição adotarão obstrução total na Câmara dos Deputados caso o projeto de lei da anistia não avance após o retorno do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele destacou que a pauta é a prioridade número um da legenda e cobrou uma definição sobre o trâmite da matéria.
“Nós todos aqui apoiamos o presidente Hugo Motta […] O que a gente não pode é deixar esse assunto para depois. Para o PL, o assunto número um depois de eleitas as comissões é o PL da Anistia”, declarou.
Segundo Sóstenes, o partido aguardará a volta de Motta, que está ausente nesta semana, mas não aceitará mais adiamentos.
O parlamentar relatou que questionou Motta sobre o melhor caminho para a tramitação do projeto, se por meio de um pedido de urgência ou pela instalação de uma comissão especial.
“Se esta decisão não for tomada a partir da volta do presidente Hugo Motta, o PL e toda a oposição entrarão em obstrução na Casa”, advertiu.
Sóstenes também mencionou que Hugo Motta pretende debater o tema antes de viajar.
“Ele tomará essa decisão entre hoje e amanhã […] O que queremos deixar claro é que o PL da Anistia, para o Partido Liberal e para a oposição, é assunto zero um a partir de agora”, afirmou.
Caso não haja avanço, o deputado garantiu que o partido recorrerá à obstrução.