Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

PCO apoia fuga de Zambelli e chama STF de perseguidor

Publicado em:

O PCO (Partido da Causa Operária) afirmou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) é a segunda parlamentar exilada após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF. Em publicação no X (ex-Twitter) na terça-feira (3), o partido defendeu a saída da parlamentar do país e classificou a decisão da Corte como “claramente persecutória”.

A parlamentar afirmou nesta terça-feira (3) à CNN que está atualmente nos Estados Unidos e que deve seguir para a Itália, país do qual também possui cidadania.

Isso mostra a situação em que chegamos. Podemos acabar com um monte de gente exilada do país por causa do STF. É uma crise. A condenação dela é claramente persecutória, não tem nada de legal. É uma perseguição política, e isso dá margem a essa situação que vemos”, escreveu o PCO.

O partido afirmou que, diante de “um tribunal como o STF”, o réu tem toda razão em sair do país para não ser perseguido.

O PCO já havia criticado a Corte após a condenação de Débora Rodrigues dos Santos, sentenciada a 14 anos de prisão por pichar a estátua “A Justiça” durante os atos de 8 de Janeiro. “Tem gente de esquerda que ainda acredita que isso vai dar um bom resultado, mas não vai dar”, afirmou a legenda.

Zambelli foi condenada no dia 14 de maio, por unanimidade, pela 1ª Turma do STF. É acusada de ter articulado com o hacker Walter Delgatti Neto a invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para falsificar um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo a PGR, a deputada comandou a ação e orientou Delgatti, que admitiu ter executado a invasão a mando dela. Ele foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos