Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Mordaça: Mendonça devolve ao plenário ação sobre censura nas redes

Publicado em:

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu nesta segunda-feira (26) a ação que trata da censura de conteúdos nas redes sociais. Agora, cabe a Luís Roberto Barroso definir a data para o julgamento.

O foco do processo é o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que estabelece que empresas de redes sociais só podem ser responsabilizadas por conteúdos de terceiros se descumprirem ordem judicial para removê-los.

Dois ministros já votaram por ampliar a responsabilização das plataformas: Dias Toffoli e Luiz Fux. Barroso, presidente do STF e relator do processo, propôs uma responsabilização menos rigorosa.

A discussão ganhou destaque após os atos de 8 de janeiro de 2023 e o episódio do Tio França. Ministros consideram que a falta de regras mais rígidas nas redes sociais favorece a “radicalização” e o ‘discurso de ódio“.

Três ações sobre o tema tramitam em conjunto, sob relatoria principal de Toffoli, com participação de Fux e Edson Fachin. O debate centra-se na constitucionalidade do artigo 19 e na necessidade de maior proatividade das plataformas, independentemente de ordens judiciais.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos