Lula planeja ato no Planalto para marcar veto à dosimetria
Brasília, Domingo, 28 de junho de 2026
Política

Lula planeja ato no Planalto para marcar veto à dosimetria

Lula
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

Presidente quer assinar veto perto do 8 de Janeiro em evento oficial

O presidente Lula pretende transformar o veto ao projeto de lei que altera a dosimetria das penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro em um ato político no Palácio do Planalto. A iniciativa busca marcar os dois anos da invasão às sedes dos Três Poderes, em 2023.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

 

Os planos foram revelados pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner. Segundo ele, Lula articula um evento com a presença de ministros do governo e dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.

“Dia 8 de janeiro o presidente Lula vai fazer um ato para que a gente não deixe passar a lembrança daquele dia triste que foram afrontar a democracia”, disse Wagner em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia. “E não sei que dia que ele vai assinar o veto, mas ele vai assinar o veto daqui até o dia 8 de janeiro”, completou.

Lula já declarou publicamente que vetará o texto aprovado pelo Congresso, que reduz penas de condenados pela trama golpista e poderia beneficiar, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O projeto foi aprovado na Câmara e no Senado e segue para sanção ou veto presidencial. O prazo para decisão é de 15 dias, contados a partir desta segunda-feira.

Em café da manhã com jornalistas na última quinta-feira, o presidente voltou a defender punições aos envolvidos e afirmou que o processo ainda não foi concluído. “As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão de pagar pelos atos cometidos contra o país”, afirmou. “Com todo o respeito que eu tenho pelo Congresso Nacional, quando chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém.”

Lula também disse que é necessário aguardar o encerramento da ação penal. “Ainda não chegamos no fim do processo (da trama golpista), precisamos saber quem são os financiadores”, declarou.

Na última reunião ministerial de 2025, o presidente orientou os ministros a estarem em Brasília no dia 8 de janeiro para participar do ato oficial. “Cada ministro aqui tem que saber que dia 8 de janeiro a gente vai ter o ato simbólico contra o 8 de janeiro aqui em Brasília”, disse. “Os ministros que querem tirar férias, tirem férias, mas estejam no dia 8 aqui.”

Na mesma reunião, Lula afirmou que o governo pretende manter o episódio em evidência. “Eles querem que o 8 de janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca que um dia este país teve alguém que não soube perder a eleição e resolveu pela forma mais cretina continuar governando este país.”

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade