Claudio Dantas
12.5 C
Brasília

Escritório da AGU nos EUA apura nova ofensiva de Trump Media e Rumble contra Moraes

Publicado em:

Plataformas pedem indenização ao ministro por prejuízos causados por decisões do STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) determinou que seu escritório nos Estados Unidos apure a nova ofensiva das empresas Rumble e Trump Media contra Alexandre de Moraes na Justiça americana. As plataformas, que já haviam tentado aplicar sanções ao ministro, agora buscam uma indenização por eventuais prejuízos causados por decisões judiciais tomadas no Brasil.

A nova petição ocorre mesmo com o descumprimento de exigências legais feitas pela Justiça americana no processo anterior, como a correta citação de Moraes em território nacional. A primeira tentativa das empresas foi rejeitada pela juíza responsável, justamente por falhas processuais.

O texto da petição aponta o inquérito das fake news, conduzido por Moraes, como ferramenta de perseguição política. Também faz referência à investigação envolvendo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente nos Estados Unidos.

A atuação internacional de Moraes e o impacto de suas decisões em empresas estrangeiras têm acendido alertas e alimentado tensões entre o Judiciário brasileiro e setores ligados ao presidente Donald Trump.

O STF decidiu seguir com a análise do tema. A expectativa entre os ministros é concluir o julgamento na próxima semana.

Na semana passada, Chris Pavlovski, CEO da Rumble, provocou o ministro Alexandre de Moraes em publicação no X:

Caro Alexandre de Moraes, talvez seja a hora de o Rumble voltar ao Brasil? O que você acha? Atenciosamente, Chris Pavlovski”, escreveu.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos