O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) apresentou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 1.330/2025, que propõe instituir o dia 8 de janeiro como o “Dia do Patriota”, em homenagem aos manifestantes conservadores que participaram dos atos em Brasília no início de 2023.
Na justificativa, o parlamentar argumenta que a maioria dos 1.430 detidos naquela data participava de forma pacífica, defendendo valores como “Deus, Pátria, Família e Liberdade”. Segundo Caporezzo, o episódio foi marcado por violações de direitos humanos e pelo rompimento das garantias constitucionais.
“O patriota de verdade não vilipendia patrimônio público, e sim luta para que as leis sejam aplicadas de forma correta e digna para todos”, escreveu o deputado.
Ele defende que os manifestantes pacíficos sejam reconhecidos, recebam um pedido de desculpas do Estado e, se for o caso, sejam indenizados.
Caporezzo também criticou a condução dos inquéritos envolvendo os presos e afirmou que a data precisa marcar o esforço dos brasileiros “que buscam a defesa de valores e o desenvolvimento nacional”.