18.5 C
Brasília

Valor da Selic é fruto de “governo gastador”

Publicado em:

O economista Bruno Musa comentou a situação econômica do Brasil durante o programa Alive desta quinta-feira (20). Segundo ele, a culpa pela taxa de juros elevada é da irresponsabilidade fiscal do governo Lula, que segue aumentando os gastos sem controle.

“Para aqueles que não são muito familiarizados com o tema econômico, o PIB do Brasil tem um importante percentual da parte de crédito que ultrapassa os 60%, ou seja, quando a taxa básica de juros sobe, significa que o crédito fica mais caro. Portanto, as pessoas tendem a consumir menos ou tomar menos crédito para investir e girar suas operações”, explicou Musa.

O economista enfatizou que o aumento da Selic não acontece por acaso e que está diretamente ligado à desvalorizacão da moeda, impulsionada por um governo que gasta descontroladamente.

“A inflação não é a alta dos preços, a inflação é a desvalorização da moeda. Uma moeda que vale menos faz com que você precise de mais unidades monetárias para comprar o mesmo bem ou serviço. E por que a moeda perde valor? Porque o país se endivida. Por que o país se endivida? Porque o governo gasta mais. Portanto, chegamos ao responsável: o governo gastador, irresponsável por natureza”, afirmou.

Musa comparou o atual cenário com a gestão de Dilma Rousseff, que levou o país à maior crise econômica recente.

“Voltamos ao patamar da época da Dilma. A Selic deve subir mais duas vezes ainda neste ano, e provavelmente atingiremos uma taxa maior do que na catástrofe de Dilma, quando o PIB caiu 7% em dois anos, a inflação chegou a 12% e o desemprego explodiu”, alertou.

O economista também criticou a postura do governo Lula e de setores da imprensa que tentam minimizar o problema.

“O governo precisa de uma narrativa para justificar esse desastre e conta com aliados na mídia para espalhar essa versão. Mas a realidade não mente. A inflação já é realidade no Brasil, e a causa principal são os gastos governamentais exagerados”, afirmou Musa, citando a PEC da Transição como um dos principais fatores para a crise.

Ao finalizar sua análise, Musa alertou que o Brasil está em um ciclo vicioso e que a situação só irá melhorar quando houver responsabilidade fiscal.

“O Brasil nunca foi um país avançado, mas precisamos parar de cavar esse buraco. E, enquanto o governo seguir esse caminho de irresponsabilidade fiscal, a população continuará pagando a conta com juros altos, inflação e estagnação econômica”, concluiu.

Assista ao programa de hoje:

Mais recentes

Checagem de fatos