Últimas Notícias

Suécia acusa a China por sabotagem a cabos submarinos no Mar Báltico

A Suécia entrou com uma solicitação formal para que a China coopere na explicação do episódio envolvendo um navio de bandeira chinesa acusado de romper dois cabos no Mar Báltico. O incidente, que aconteceu na semana passada, afetou cabos de internet que conectam a Finlândia à Alemanha e a Lituânia à Suécia, levantando suspeitas de sabotagem.

O ministro da defesa da Alemanha disse que o dano parece ter sido causado por sabotagem, embora não haja provas no momento. Investigadores internacionais suspeitam que a tripulação do navio chinês arrastou deliberadamente uma âncora ao longo do fundo do mar para cortar os cabos.

No ano passado, um gasoduto e cabos de comunicação no fundo do Mar Báltico, entre a Finlândia e a Estônia, também sofreram danos similares. Há suspeitas de que o incidente tenha sido causado por um navio porta-contêineres chinês, o Newnew Polar Bear. 

Outra ligação feita, é que em 2023, uma investigação conjunta das emissoras públicas da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia revelou que a Rússia mantinha uma frota de navios espiões no norte da Europa com o objetivo de sabotar os cabos submarinos da região. Em resposta, no início de 2024, Bélgica, Holanda, Alemanha, Noruega, Reino Unido e Dinamarca firmaram um acordo para compartilhar informações operacionais a fim de proteger esses cabos contra a sabotagem russa.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

GOL_AIRCRAFT_PR-XME5 (3)
Câmara dos Deputados
paulopimenta
WhatsApp Image 2024-12-12 at 11.54
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
imposto-de-renda_1728288207418-750x375-1
FUX - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF.
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
tse_barroso_eleicoes_2020_mcajr_2911203387
plenario_do_senado_federal_sessao_deliberativa_ordinaria_semipresencial_fcpzzb_abr_240220211043
sENADO
Lula at National Oral Health Policy Sanctioning Ceremony in Brasilia
Comunismo