Artigos Exclusivos

Sem saída, família Mantovani se retrata por hostilizar Moraes

A família Mantovani, acusada de hostilizar Alexandre de Moraes e seu filho no aeroporto de Roma, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) petição em que admite injúrias cometidas contra o ministro e se retrata publicamente do feito. “Roberto Mantovani Filho, Andreia Munarão e Alex Zanata Binotto, denunciados, infra-assinados, nos autos do inquérito policial em epígrafe, comparecem, reverentemente, à presença de Vossa Excelência, a fim de, relativamente aos fatos ocorridos no Aeroporto de Roma, se retratarem com as vítimas”, dizem no texto.

O objetivo é tentar arquivar o caso antes de uma condenação, a partir do reconhecimento do crime, evitando punições. Caberá a Dias Toffoli, relator, decidir se extingue ou mantém o processo.

O episódio ocorreu em julho de 2023, quando Moraes e seu filho acusaram Mantovani e sua família de hostilizá-los e até agredi-los na entrada de uma sala VIP no aeroporto. Mesmo sendo supostamente vítima da agressão, o ministro abriu de ofício um inquérito e determinou várias diligências, como busca e apreensão na casa dos Mantovani. Ao longo da investigação, a família reclamou da restrição ao direito de defesa, inclusive quanto ao acesso às imagens do aeroporto.

No indiciamento, a PF usou frames retirados dos vídeos das câmeras de segurança para sustentar a versão do ministro, o que levou a família Mantovani a denunciar suspeita de manipulação das imagens, solicitando “sua extração diretamente das mídias originais recebidas das autoridades italianas” para análise. Apesar das evidências, Toffoli ignorou o pedido, deixando os acusados sem saída a não ser admitir um crime de comprovação precária.

É assim que funciona nas juristocracias.

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

GOL_AIRCRAFT_PR-XME5 (3)
Câmara dos Deputados
paulopimenta
WhatsApp Image 2024-12-12 at 11.54
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
imposto-de-renda_1728288207418-750x375-1
FUX - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF.
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
tse_barroso_eleicoes_2020_mcajr_2911203387
plenario_do_senado_federal_sessao_deliberativa_ordinaria_semipresencial_fcpzzb_abr_240220211043
sENADO
Lula at National Oral Health Policy Sanctioning Ceremony in Brasilia
Comunismo