21.5 C
Brasília

PEC da Segurança Pública deve refletir viés ‘progressista’ de Lewandowski

Publicado em:

Durante o programa ALive, do jornalista Claudio Dantas, nesta segunda-feira (07), o advogado constitucionalista e professor André Marsiglia disse que a PEC da Segurança Pública, que deve ser encaminhada ao Congresso na terça-feira (08) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, terá um “viés progressista”.

Para Marsiglia, a atuação de Lewandowski, autor da proposta, está marcada por “um viés ideológico progressista”. “Tanto que ele está no governo e tanto que foi nomeado ao STF por conta disso também”, afirmou o advogado.

O constitucionalista avaliou que a PEC tende a ser completamente orientada por uma agenda política. “Não vem algo técnico, não virá algo técnico, virá algo dentro de uma visão ideológica progressista”, declarou.

“A segurança pública está na mão de uma ideologia progressista que é típica do PT. E o que é típico do PT? A gente tem visto, nos últimos anos, a segurança pública no país só piorou. Só piorou”, continuou Marsiglia. “O preso é visto como vítima da sociedade. Então eles vão lá, investem no preso, o preso sai, continua assaltando, enfim, celular é roubado, é para tomar cervejinha, como disse anteriormente o Lula candidato.”

“Estamos diante, infelizmente, de uma visão ideológica que sufoca moralmente o país. E isso impacta em tudo que a gente está vendo”, completou o professor.

A PEC da Segurança Pública tem sido alvo de críticas de governadores e de parlamentares da oposição, que veem na proposta uma tentativa do governo Lula de centralizar o controle da segurança pública, esvaziando atribuições de estados e municípios.

Na tentativa de reduzir a resistência no Congresso Nacional, o governo incluiu no texto o reconhecimento das guardas civis e metropolitanas como forças policiais. No entanto, a medida é interpretada por críticos como um “artifício político”. Lewandowski nega que terá interferência na autonomia dos Estados.

ASSISTA AO PROGRAMA COMPLETO:

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos