Ao comentar no programa ALive desta quarta-feira (19) sobre o artigo publicado mais cedo pelo jornalista Claudio Dantas, sobre a falta de direito de defesa, o advogado constitucionalista André Marsiglia criticou o cerceamento do direito de defesa envolvendo a recente denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 indiciados. Para Marsíglia, o golpe de Estado está sendo executado por ele mesmo.
“Hoje eu não só acho que é um circo e nós somos os palhaços, mas acho mais que isso, esse é o verdadeiro golpe de Estado que está acontecendo no país. O golpe de Estado, quem está dando é o Estado”, afirmou.
Marsiglia ainda comentou que, após esse episódio, com o passar dos anos, a sociedade pode perder a percepção sobre a excepcionalidade das decisões, passando, assim, a aceitá-las como o padrão.
“Elas ficam com essa jurisprudência e acabam achando que é isso que é o natural. Esse país sempre pensou assim, elas não conseguem, muito provavelmente daqui a 10, 15 anos, olhar e falar ‘não, não, não é que sempre foi assim, é que teve um período ali que o pessoal fez um negócio que não devia com a jurisprudência do país’”, disse Marsiglia.
Por fim, o advogado constitucionalista frisou que o que estamos vivenciando hoje irá corroer “as estruturas do direito e do processo e, com isso, também da democracia”.
Assista ao programa de hoje na íntegra: