O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, entregou nesta sexta-feira (23) a Medalha de Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destacando os “relevantes serviços prestados ao governo e ao país”.
A condecoração ocorre em meio à articulação da PEC da Segurança Pública no Senado, proposta de interesse direto da pasta comandada por Lewandowski. A medalha concedida a Alcolumbre é o grau mais elevado entre as honrarias distribuídas pelo ministério.
Durante a cerimônia, o senador agradeceu destacando o papel do Parlamento no equilíbrio institucional.
“Essa honraria eu divido com os meus colegas, senadores e senadoras, deputadas e deputadas, porque eu tenho certeza absoluta que o papel do Parlamento é de equilíbrio institucional e, acima de tudo, de maturidade política. Seguimos com o diálogo”, afirmou Alcolumbre.
A homenagem acontece enquanto o Ministério da Justiça busca apoio para aprovar a PEC da Segurança Pública no Senado. A proposta pretende incluir na Constituição o Sistema Unificado de Segurança Pública (SUSP), que já existe por lei ordinária. Na CCJ, Lewandowski negou qualquer tentativa de controle das polícias estaduais.
“Não é proposta eleitoreira, porque enviamos no ano passado. Não vamos ganhar a eleição com isso. Queremos a integração. Esse modelo não se trata de obrigar, no sentido de compelir os governos de atuar em uma mesma linha”, afirmou o ministro.
A movimentação de Lewandowski evidencia uma tentativa de consolidar apoio político no Congresso para fortalecer a atuação do governo na área da segurança pública.