Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

INSS: Saiba quem são os novos alvos da PF na investigação do roubos dos aposentados

Publicado em:

A Polícia Federal (PF) cumpriu novos mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (14) na investigação de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. As ações foram feitas nas cidades de Presidente Prudente (SP). Os alvos são pessoas ligadas a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).

  • Carlos Roberto Ferreira Lopes

Carlos é presidente da Conafer, uma das principais associações suspeitas de participar do esquema bilionário. A investigação aponta um crescimento exponencial na arrecadação da Conafer, saltando de R$ 350 mil em 2019 para R$ 202 milhões em 2023 — dinheiro que pode ter vindo do roubo das aposentadorias de associados, segundo a PF.

O mineiro é dono da empresa de gado Concept Vent e da holding Farmland, que fica nos Estados Unidos. Se formou em direita na Universidade Fibra em Anapólis e em Ciências Políticas na Universidade de Brasília (UnB). Em 2011 entrou para a presidência da Conafer.

De acordo com o relatório da PF, a Conafer atuou fazendo uma “ponte” entre agricultores e o INSS para facilitar o acesso a beneficíos. Os descontos da associação, acordados e permitidos desde 2021 junto ao INSS, surgiam como pagamento dessa “consultoria”.

  • Cícero Marcelino de Souza Santos e Ingrid Pikinskeni Morais Santos

A nova fase da operação sem “Sem Desconto” iniciada nesta quarta aponta também o enriquecimento abrupto de Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor de Carlos Roberto. A esposa de Cícero, a estudante de administração Ingrid Pikinskeni Morais Santos, também foi alvo de busca da polícia.

O casal é suspeito de comprar carros e motos de alto custo com dinheiro roubado dos aposentados.

 

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos