INSS estuda utilizar a estrutura das agências dos Correios para atender presencialmente aposentados e pensionistas que tiver parte benefícios desviados. A medida tem o objetivo de agilizar o suporte de ressarcimento aos mais de 4 milhões de vítimas do escândalo de corrupção.
Correios e INSS já possuem um plano de cooperação técnica para outros casos, o recepção de aposentados seria facilitada. Reuniões dos dois órgãos, do governo federal e do Ministério da Previdência Social devem definir os detalhes operacionais nesta semana.
Parte do atendimento será feito pela própria estrutura do órgão, como aplicativo e telefones, mas há preocupação com parte da população que não tem acesso a internet ou familiaridade com tecnologia.
O governo federal tem pensado formas de ampliar o atendimento do INSS. O vice-presidente Geraldo Alckmin indicou que a Caixa Econômica também pode auxiliar no atendimento.
Ressarcimento dos aposentados
A devolução de parte do dinheiro desviado foi anunciado na semana passada pelo INSS, que acontecerá entre 26 de maio e 6 de junho. Esse ressarcimento é referente apenas ao mês de abril. De acordo com o governo, o devolvimento de valores anteriores ainda serão anunciados. Saiba como.
A notificação para receber os valores será feita apenas pelo aplicativo Meu INSS e dúvidas podem ser tiradas pelo número 135.