Claudio Dantas
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INSS quer usar agência dos Correios para atender vítimas de descontos ilegais

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INSS estuda utilizar a estrutura das agências dos Correios para atender presencialmente aposentados e pensionistas que tiver parte benefícios desviados. A medida tem o objetivo de agilizar o suporte de ressarcimento aos mais de 4 milhões de vítimas do escândalo de corrupção.

Correios e INSS já possuem um plano de cooperação técnica para outros casos, o recepção de aposentados seria facilitada. Reuniões dos dois órgãos, do governo federal e do Ministério da Previdência Social devem definir os detalhes operacionais nesta semana.

Parte do atendimento será feito pela própria estrutura do órgão, como aplicativo e telefones, mas há preocupação com parte da população que não tem acesso a internet ou familiaridade com tecnologia.

O governo federal tem pensado formas de ampliar o atendimento do INSS. O vice-presidente Geraldo Alckmin indicou que a Caixa Econômica também pode auxiliar no atendimento.

Ressarcimento dos aposentados

A devolução de parte do dinheiro desviado foi anunciado na semana passada pelo INSS, que acontecerá entre 26 de maio e 6 de junho. Esse ressarcimento é referente apenas ao mês de abril. De acordo com o governo, o devolvimento de valores anteriores ainda serão anunciados. Saiba como.

A notificação para receber os valores será feita apenas pelo aplicativo Meu INSS e dúvidas podem ser tiradas pelo número 135.

Depois da notificação, o aplicativo Meu INSS e o número 135 estarão disponíveis para os cidadão verifiquem qual associação fez o desconto e valor retirado.
O processo para o depósito da devolução junto as associações levará até 30 dias, dessa forma, o dinheiro devolvido deve cair na conta das vítimas até o fim de junho.

 

 

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