18.5 C
Brasília

EUA negará visto a estrangeiros por conteúdo antissemita nas redes sociais

Publicado em:

O governo de Donald Trump inicia nesta quarta-feira (9) uma nova diretriz migratória: estrangeiros que publicarem conteúdo antissemita ou demonstrarem apoio a grupos terroristas como Hamas, Hezbollah, Jihad Islâmica Palestina ou Ansar Allah poderão ter o visto negado ao tentarem entrar nos Estados Unidos.

A regra vale para quem solicita visto de residência permanente, estudantes estrangeiros e qualquer um vinculado a instituições acusadas de promover ou tolerar discurso antissemita.

“O USCIS analisará postagens que indiquem apoio ao terrorismo ou a ideologias antissemitas violentas como fator negativo na concessão de vistos”, informou o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). A triagem será feita diretamente nas redes sociais.

A secretária-assistente de Assuntos Públicos do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, foi direta: “Não há espaço nos Estados Unidos para simpatizantes do terrorismo. Qualquer um que ache que pode se esconder atrás da Primeira Emenda para defender violência antissemita, pense de novo. Você não é bem-vindo aqui”.

A decisão é mais um passo firme do governo Trump contra a infiltração ideológica no território americano. Agora, com o republicano de volta à presidência, a postura é clara: tolerância zero com o extremismo.

Mais recentes

Checagem de fatos