O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (Republicanos) confirmou nesta segunda-feira (19) que disputará uma vaga de deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 2026. Em publicação nas redes sociais, Cunha afirmou que escolheu o estado por considerá-lo uma “síntese do Brasil”, reunindo características econômicas, sociais e culturais de diferentes regiões do país.
Segundo Cunha, a posição geográfica de Minas — que faz fronteira com Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro — confere ao estado um papel estratégico no cenário nacional.
“O que acontece em Minas acaba acontecendo no Brasil”, afirmou.
O ex-deputado citou ainda as eleições presidenciais de 2022 como exemplo do peso eleitoral do estado. Em Minas, Lula (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) por margem estreita — 50,2% a 49,8% —, resultado próximo ao registrado em nível nacional.
Cunha também criticou a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT), de 2015 a 2018, classificando-a como um “desastre”. Para ele, recuperar Minas é uma forma de recolocar o estado no centro do debate nacional e explorar seu potencial político como segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo.
Histórico político
Cunha presidiu a Câmara entre 2015 e 2016, mas teve o mandato cassado em meio às investigações da Operação Lava Jato. Condenado em 2017 por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, teve parte da pena anulada pelo Supremo Tribunal Federal em 2023, e o processo foi enviado à Justiça Eleitoral.
Em 2022, tentou voltar ao Legislativo disputando uma vaga em São Paulo, mas não foi eleito. No Rio de Janeiro, sua principal base política hoje é ocupada pela filha, a deputada Dani Cunha (União-RJ).
