Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Dino indica Camarão ao governo do MA e acirra racha com Brandão

Publicado em:

Durante aula magna em São Luís, na última sexta-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, sugeriu que o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), dispute o governo estadual em 2026, com a professora Teresa Helena Barros como vice. O comentário, feito em tom descontraído, foi entendido como um aceno político direto e provocou reação do atual governador, Carlos Brandão (PSB).

“É uma alegria te ver, Felipe, e em nome dessa amizade quero te dar uma sugestão: ponha a Teresa de vice-governadora porque vai ficar imbatível, a mulher é popular, viu?”, disse Dino durante discurso a alunos de Direito da UNDB.

Brandão, que rompeu politicamente com Dino em 2024 após a indicação do ex-governador ao STF, não gostou da movimentação e respondeu em tom crítico: *“Esse não é momento de disputa política. É momento de governar, de cuidar do nosso povo e de transformar o Maranhão. Nosso foco é trabalho. Nosso compromisso é com o povo. Aqui se arregaça as mangas e se entrega resultado. Disputa política não é o nosso caminho, transformar vidas é.”*

Dino e Brandão foram aliados até as eleições de 2022, mas a relação azedou após Dino assumir cargos no governo federal e no STF. O grupo político ligado ao ministro passou a confrontar a gestão estadual, que, por sua vez, trabalha para lançar Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas e parente direto do governador, como sucessor em 2026.

O episódio ocorre após outros atritos recentes, como a denúncia de que dois assessores de Dino no STF teriam acessado sistemas da Procuradoria-Geral do Estado para preparar uma ação contra o procurador Valdenio Nogueira Caminha. O caso, revelado pela própria PGE, está sendo analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os assessores negam irregularidades.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos