Claudio Dantas
24.5 C
Brasília

Bolsonaro pode ter liberdade condicional em 2037

Publicado em:

VEP detalha datas de progressão de regime de Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PL) pode progredir para semiaberto em 2033 e receber liberdade condicional em 2037. Estimativa consta no atestado de pena a cumprir (ACP), elaborado pela Vara de Execuções Penais (VEP) do DF, e foi encaminhada ontem (02) ao STF.

O documento detalha a pena de 27 anos e 3 meses que o ex-presidente começou a cumprir no último dia 25, após condenação na suposta “trama golpista” — sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção.

Bolsonaro esteve em prisão domiciliar de 4 de agosto a 22 de novembro, antes de ser preso preventivamente na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por tentar violar a tornozeleira eletrônica.

Ele poderá avançar ao semiaberto, segundo a VEP, em 23 de abril de 2033, aos 78 anos, e alcançar a liberdade condicional em 13 de março de 2037, pouco antes de completar 82.

A pena completa só terminaria em 4 de novembro de 2052, aos 97 anos. O cálculo considera o início da execução em 4 de agosto.

A Vara do DF ressalta que a prisão domiciliar ocorreu no âmbito do inquérito que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA, não no processo da suposta “trama golpista”. Caberá ao Supremo decidir se esse período será computado na pena do ex-presidente.

O documento também informa que os dados são extraídos do sistema informatizado, com base em guias de recolhimento e certidões de antecedentes criminais.

“Estas podem sofrer alterações e não garantem a automática concessão de benefícios, sendo indispensável a análise processual executória de cada caso concreto”, afirma a VEP no documento ao STF.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos