Claudio Dantas
24.5 C
Brasília

Ato contra anistia na Paulista não supera manifestação pró-anistia do 7 de setembro, segundo portal e analista

Publicado em:

As manifestações deste domingo chamadas pela esquerda, para protestar contra a anistia dos presos do 8 de Janeiro e contra a “PEC da blindagem” de parlamentares, não superaram as manifestações de 7 de setembro pró-anistia, da direita. As informações são do analista Cícero Moraes e do portal Poder360, em estimativas independentes.

Enquanto os atos pró-Bolsonaro e pela anistia na Avenida Paulista no início do mês atraíram 48.800 pessoas, segundo o Poder360, a manifestação de hoje reuniu cerca de 43.400, estimativa com a mesma metodologia que leva em conta a densidade de pessoas por área da manifestação.

Segundo o Monitor da USP, 42,4 mil pessoas estiveram na manifestação São Paulo neste domingo. Moraes, que antes mostrou erros do Monitor em julho, mais uma vez usou o mesmo software da entidade e gerou a estimativa de 39.787 pessoas a partir de fotos.

No 7 de setembro, Moraes contabilizou 42.082 pessoa, o que ficou compatível com o número calculado pelo Monitor, de 42.200.

Em suma, enquanto o Monitor da USP sugere um empate entre a manifestação de direita e a manifestação de esquerda deste mês, Cícero Moraes, usando a mesma metodologia, sugere que a manifestação de esquerda está em leve desvantagem. Mais uma vez, o Monitor da USP erra de uma forma que tende a favorecer a esquerda.

“Eu fiz um cálculo usando os dados do P2P [software utilizado pelo Monitor] e os números de pessoas nas tomadas e deu 5% de margem de erro, segundo a base deles”, disse Moraes, em entrevista para esta reportagem.

“Então, pelos dados do meu cálculo, a manifestação de direita foi maior do que a de esquerda (diferença de 5,46%). Mas, isso só vai ser resolvido quando tiverem um número real de pessoas e comparar com fotos. O que não foi feito até agora”, alertou o analista a respeito da metodologia do Monitor.

Desde julho, após o Portal Claudio Dantas mostrar que o Monitor da USP fez uma edição silenciosa em um relatório em que alegava uma nova vantagem da esquerda nas manifestações de rua, a organização parou de publicar atualizações em seu site, passando suas estimativas diretamente à imprensa.

Mesmo após a edição silenciosa, o Monitor continuava errando fazendo uma inferência a favor da esquerda que não era permitida pela margem de erro. Dessa vez, o Monitor sugere empate entre direita e esquerda, mas a reanálise de Moraes desmente, colocando vantagem na direita, o que conta com a corroboração independente do Poder360.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos