O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou nesta segunda-feira (14) estar “mais abalado” fisicamente, após cinco dias em greve de fome na Câmara dos Deputados. Desde o dia 9 de abril, o parlamentar está acampado no chão do Plenário 5 da Casa, em protesto contra o processo de cassação de seu mandato.
Segundo boletim divulgado por sua equipe às 10h30, Braga aumentou os cuidados médicos, recebeu atendimento dos brigadistas da Câmara e ingeriu apenas água e isotônico.
“Eu estou bem. Um pouco mais abalado, mas estou bem”, disse o deputado a seus assessores.
O protesto teve início no mesmo dia em que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou o parecer que recomenda a cassação de Braga. Ele promete manter o jejum até que o plenário da Câmara decida de forma definitiva sobre seu futuro político.
Por ora, o parlamentar tem evitado falar com a imprensa. Uma nova atualização sobre seu estado de saúde e protesto está prevista para as 19h.
Em publicação feita na rede social X, Braga escreveu:
“Estou há 5 dias e 7 horas em greve de fome. Não se trata de um apelo individual para salvar um mandato. É uma denúncia contra a perseguição de Arthur Lira e contra o orçamento secreto. Luto por dignidade. Estou junto com aqueles que não se dobram ao poder da grana”.
Segundo sua equipe, ele está sendo avaliado por profissionais de saúde duas vezes ao dia. Até a última medição, Braga permanecia com 88,2 kg.