No programa ALive desta quarta-feira (31), o apresentador Claudio Dantas afirmou que os grupos que pressionam Alexandre de Moraes por causa do caso envolvendo o Banco Master querem enfraquecer, e não derrubar, o ministro do Supremo.
“Eu quero dizer pra vocês que o Moraes não vai cair, tá? Essa turma que tá hoje, Globo, Lula, Itaú, essa turma que tá hoje enfraquecendo o Moraes, BTG, essa turma que tá fazendo esse ataque ao Moraes, eles vão enfraquecer o Moraes, mas não vão dar à direita o gostinho de um impeachment do Moraes”, disse o jornalista.
“Esqueçam. A oposição tem que fazer o trabalho dela”, continuou Dantas. “Não vão tirar o Moraes. O Moraes vai ficar, mas vai ficar fraco”.
“Por que, de repente, o Moraes tava jogando o jogo, todo mundo aplaudindo, batendo palmas, e agora o Moraes virou, vamos dizer assim, esse personagem, essa persona non grata?”, indagou o jornalista, que respondeu logo em seguida.
De acordo com Dantas, tudo começou quando Moraes, na época em que a Lei Magnitsky estava em vigor, se sentiu acuado e ameaçou os bancos: “Todos os bancos em que ele tinha conta. O Itaú, inclusive”.
Em entrevista à Reuters, após a aplicação da Magnitsky em agosto, Moraes disse que bancos poderiam ser punidos caso aplicassem internamente as sanções determinadas pelos EUA, que impuseram a lei contra ele. No dia 12 de dezembro, o governo Trump retirou Moraes e sua esposa da lista de sanções.
“Subiu demais o poder à cabeça do Alexandre de Moraes. E agora, ele tá com a cabeça inchada”, afirmou Dantas, que completou: “Duvido que ofereçam a cabeça do Moraes numa bandeja de prata. A possibilidade disso acontecer é remota”.
