Jaques deseja "sucesso" a Teresa após deixar liderança do governo sob pressão
Brasília, Sexta, 26 de junho de 2026
Política

Jaques deseja “sucesso” a Teresa após deixar liderança do governo sob pressão

Ex-líder do governo no Senado elogia sucessora indicada por Lula após deixar o cargo em meio à investigação do caso Banco Master

Defesa de Jaques Wagner vai pedir anulação de busca e apreensão
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) desejou sucesso à senadora Teresa Leitão (PT-PE), escolhida pelo presidente Lula para assumir a liderança do governo no Senado. A manifestação foi feita nesta quinta-feira (26), um dia após o parlamentar deixar o cargo em meio às investigações relacionadas ao caso Banco Master.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

Em publicação nas redes sociais, Wagner elogiou a sucessora e afirmou que ela reúne condições para exercer a função.

“Desejo sucesso e um excelente trabalho para a senadora Teresa Leitão na liderança do Governo no Senado Federal. Colega valorosa, Teresa é uma senadora preparada e comprometida para cumprir essa função com todo o empenho e dedicação”, escreveu.

A indicação de Teresa Leitão foi anunciada horas antes pelo presidente Lula. Segundo o chefe do Executivo, a nova líder terá a missão de conduzir a articulação política das propostas prioritárias do governo na Casa.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, afirmou Lula.

A troca no comando da liderança ocorre após Jaques Wagner acertar sua saída em reunião com o presidente no Palácio da Alvorada. Em nota divulgada na quarta-feira (25), o senador afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo.

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, declarou.

A mudança acontece uma semana depois da operação da Polícia Federal que teve Jaques Wagner como alvo no âmbito das investigações sobre o Banco Master. Segundo a apuração, o senador é suspeito de atuar em favor de interesses da instituição financeira no Congresso em troca de vantagens indevidas.

Entre os fatos investigados estão a articulação de propostas legislativas de interesse do banco, como medidas relacionadas ao crédito consignado e a chamada “Emenda Master”. A Polícia Federal também apura a suspeita de que Wagner tenha recebido benefícios que incluiriam um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,5 milhões, além de outras vantagens que, segundo a investigação, ultrapassariam R$ 3 milhões.

Nos bastidores do governo, a saída de Jaques Wagner ocorreu após dias de pressão de aliados, que avaliavam que a permanência do senador na liderança poderia ampliar o desgaste político do Palácio do Planalto diante do avanço das investigações.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade