25.5 C
Brasília

Zelensky diz que acordo com EUA sobre minerais está “pronto para assinar”

Publicado em:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está “pronto para assinar” um acordo com os Estados Unidos para a exploração de minerais estratégicos no país. A declaração foi dada à BBC neste domingo (2).

Na sexta-feira (28), Zelensky se reuniu com o presidente norte-americano, Donald Trump, para finalizar as negociações. No entanto, um bate-boca entre os dois líderes acabou adiando o desfecho do acordo.

“Só quero que a posição ucraniana seja ouvida”, disse Zelensky.

Os dois países já haviam avançado nas negociações. Segundo a mídia dos EUA, um entendimento foi alcançado na última terça-feira (25), prevendo a exploração de manganês, urânio, titânio, lítio e zircônio, além de carvão, gás e petróleo.

Apesar do impasse, a Casa Branca afirmou que Trump “não descartou o acordo”, mas aguarda que a Ucrânia esteja “pronta para uma conversa construtiva”.

Bate-boca entre Zelensky e Trump

O encontro na Casa Branca foi marcado por um clima tenso. Trump acusou Zelensky de “flertar com a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial” ao resistir a um acordo de paz com a Rússia.

O republicano disse que Vladimir Putin estaria disposto a negociar, mas Zelensky contestou a informação, rebatendo a ideia de que cidades ucranianas foram “reduzidas a escombros” após três anos de guerra. Trump, irritado, acusou Zelensky de agir de forma “desrespeitosa” com os Estados Unidos.

A crise entre os dois líderes coloca em xeque o apoio norte-americano à Ucrânia e pode impactar o futuro da aliança entre os países.

Mais recentes

Checagem de fatos