O Vaticano anunciou há pouco que o papa Francisco não está mais usando ventilação mecânica para auxiliar sua respiração durante a noite. Os médicos acreditam que ele continuará a melhorar, enquanto luta contra pneumonia avança.
O pontífice está internado no Hospital Gemelli, em Roma, há quase 5 semanas devido infecção respiratória grave que exigiu tratamento contínuo. “A condição clínica do Santo Padre continua melhorando”, afirma o boletim médico.
Francisco estava usando ventilação mecânica não invasiva à noite, por meio de uma máscara facial que ajudava a enviar ar aos pulmões. Agora, a ventilação foi suspensa, mas o papa ainda recebe oxigênio através de uma pequena mangueira no nariz.
Os médicos consideram a infecção sob controle. De acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano, o líder da Igreja Católica não apresenta febre e seus exames de sangue estão normais.
Embora o Vaticano descreva seu estado como estável ou melhorando há 2 semanas, não há previsão para sua alta, pois a recuperação tem sido lenta.
Médicos afirmam que, devido à idade e outras condições médicas, a recuperação do papa Francisco será longa e desafiadora.