Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Urgente: Interpol aceita incluir Zambelli como foragida, segundo imprensa

Publicado em:

A Interpol aceitou o pedido do ministro Alexandre de Moraes para incluir o nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na lista de alerta internacional para foragidos, segundo veículos como Folha de S. Paulo, O Globo e CNN. A aceitação contradiz decisões anteriores da organização, que já se recusou a atender pedidos semelhantes envolvendo nomes como como Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio.

A solicitação foi enviada após Moraes decretar a prisão preventiva de Zambelli. A deputada deixou o Brasil após o STF condená-la a dez anos de prisão.

Mais cedo, o jornalista Paulo Figueiredo afirmou em rede social que a parlamentar “já está bem e em segurança na Itália“.

A inclusão de nomes na lista da Interpol não é automática. Um conselho interno da organização, sediada em Lyon (França), analisa os pedidos. A Constituição da Interpol permite que o órgão rejeite solicitações com base em critérios políticos.

No caso de Allan dos Santos, a Interpol pediu mais informações. Recusou a inclusão por falta de clareza na acusação de lavagem de dinheiro. A Interpol negou o pedido após acusarem Oswaldo Eustáquio de incitar os atos de 12 de dezembro de 2022. A Espanha também negou a extradição dele, alegando falta de elementos jurídicos e reciprocidade.

Segundo ofício da Polícia Federal, a Interpol também exclui automaticamente nomes de indivíduos com pedidos de asilo ou refúgio reconhecidos.

Moraes justificou a prisão como reação à fuga e à intenção declarada da deputada de “continuar atacando as instituições brasileiras”.

A Polícia Federal encaminhou os dados do caso à Interpol na quarta-feira (4). O atual secretário-geral da organização é o brasileiro Valdecy Urquiza, delegado da PF.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos