21.5 C
Brasília

Tarifas de Trump: modelo matemático projeta impacto de US$ 1,4 trilhão

Publicado em:

Um estudo econométrico, desenvolvido pela Universidade de Aston (Reino Unido), projeta que a nova política de Donald Trump para o comércio global pode gerar um impacto de US$ 1,4 trilhão e fazer disparar os preços nos Estados Unidos.

O modelo matemático se baseou em seis cenários de retaliação dos 132 parceiros dos Estados Unidos, desencadeando um efeito dominó de disrupção comercial, inflação e queda nos padrões de vida.

As sanções alterariam a dinâmica do comércio global.

No pior cenário, a guerra comercial se expandiria da América do Norte para a Europa e o restante do mundo, gerando um choque econômico similar ao da Grande Depressão de 1930.

“Essas descobertas estão alinhadas com precedentes históricos como as tarifas Smoot-Hawley e conflitos comerciais modernos, ilustrando como o protecionismo corrói a competitividade, desorganiza cadeias de suprimentos e impõe custos desproporcionais aos consumidores”, afirma Jun Du, professora de economia em Aston.

Se a retaliação se limitasse a Canadá, México e China, o comércio entre os países cairia mais de 30%. Nesse caso, o impacto no PIB per capita dos EUA seria de 1,1%, enquanto México e Canadá sofreriam perdas entre 5% e 7%. Porém, em uma guerra comercial global, os EUA sofreriam a pior inflação, com queda de mais de 43% nas exportações.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos