Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o influencer e empresário Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados como principais alternativas da direita caso Jair Bolsonaro (PL) não possa disputar a presidência em 2026. O ex-presidente está inelegível após condenação política imposta pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais. Questionados sobre quem deveria ser o candidato da direita sem Bolsonaro na disputa, os entrevistados responderam:
– Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%
– Michelle Bolsonaro (PL): 14%
– Pablo Marçal (PRTB): 11%
– Ratinho Júnior (PSD): 9%
– Eduardo Bolsonaro (PL): 4%
– Romeu Zema (Novo): 4%
– Ronaldo Caiado (União): 4%
– Eduardo Leite (PSDB): 3%
– Outros: 1%
– Nenhum desses: 19%
– Não sabem/não responderam: 16%
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, empata tecnicamente com Marçal, mas fica atrás de Tarcísio e Michelle dentro da margem de erro.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. O levantamento reforça que a polarização entre Lula e Bolsonaro segue intensa, apesar da inelegibilidade do ex-presidente.