O primeiro vídeo “Brasil dos brasileiros”, que marca o início da nova campanha publicitária do governo Lula, foi exibido nesta quinta-feira (3), no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. A campanha, idealizada pela Secom sob comando de Sidônio Palmeira, deve custar cerca de R$ 50 milhões, segundo o Poder360 e tenta resgatar o discurso de que “o Brasil está dando a volta por cima”. A frase também foi usada por Lula durante o lançamento oficial do material, realizado na manhã da mesma quinta-feira.
Que força é essa que o Brasil tem, que faz a gente ser quem a gente é? Essa é a nossa força, o nosso jeito de acolher. Com muito trabalho estamos dando a volta por cima para avancar ainda mais. O Brasil é dos brasileiros 🤝🇧🇷 pic.twitter.com/zGAFtxwFvH
— Lula (@LulaOficial) April 4, 2025
O vídeo tem 1 minuto e ganhou uma versão reduzida para outras mídias. Outros quatro comerciais estão previstos na primeira fase da veiculação, com foco em programas como Pé-de-Meia, Farmácia Popular, Mais Médicos e Novo PAC — peças já associadas por críticos ao uso político da máquina pública para reconstruir a imagem de Lula.
Um dos trechos da propaganda petista afirma que o Brasil voltou ao “ranking das 10 maiores economias do mundo” e que o país registra “o menor desemprego da história” — slogans publicitários que contrastam com os alertas do mercado financeiro e da indústria sobre perda de competitividade, fuga de capitais e estagnação.
A frase-símbolo “Brasil dos brasileiros” também aparece em bonés produzidos pelo governo, numa tentativa de responder à popularidade de Donald Trump e à oposição interna. Na peça, um beneficiário do Bolsa Família que “saiu do programa porque aumentou a renda” ilustra a suposta recuperação econômica, apesar dos números oficiais ainda indicarem aumento da informalidade e recordes em programas assistenciais.
A veiculação no horário nobre da Globo, aliada à produção de peças para redes sociais e plataformas digitais, reforça a crítica de que o governo tem usado verba pública para promover uma propaganda institucional travestida de campanha política.