Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

PF ouve Bolsonaro nesta quinta em inquérito contra Eduardo

Publicado em:

A Polícia Federal (PF) ouve nesta quinta-feira (5) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA. O depoimento está marcado para as 15h. O caso foi aberto pelo STF a pedido da PGR e está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

A investigação apura crimes de coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal), obstrução de investigação envolvendo organização criminosa (Lei 12.850/2013) e atentado contra o funcionamento dos poderes constitucionais (art. 359-L do Código Penal).

No documento que motivou o inquérito, o PGR alega que Eduardo Bolsonaro tem “reiteradamente e publicamente afirmando que está se dedicando a conseguir do governo dos Estados Unidos a imposição de sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal”.

Além de determinar a oitiva de Jair Bolsonaro, que é acusado de financiar a atuação do filho, Moraes estabeleceu monitoramento das redes sociais de Eduardo, pediu informações ao governo norte-americano e ordenou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informe quais diplomatas dos EUA podem ser ouvidos.

Na segunda-feira (2), a PF ouviu o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), autor de uma representação criminal sobre o caso. Após o depoimento, declarou: “Foi um depoimento longo, mas muito proveitoso. As declarações de Eduardo Bolsonaro, ele se autoincrimina. E tem intervenções que mostram claramente que aquelas reuniões que ele teve e acompanhada tiveram efeitos”.

Na semana seguinte, Bolsonaro deve prestar depoimento ao STF no processo em que é réu por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos