Artigos Exclusivos

“Pé-de-meia é compra de voto de jovens", afirma Ary Alcântra

No programa Alive desta terça-feira (25), analistas comentaram sobre a divulgação dos novos programas do governo Lula (PT) feitos de forma indevida na noite de ontem em forma de “pronunciamento oficial” em rede aberta. Como este site, já havia adiantado, a ideia é tornar esses pronunciamentos mais frequentes para tentar melhorar a imagem do governo, que anda em baixa.

A equipe que compõe o programa diário do jornalista Claudio Dantas apontou que o programa Pé-de-Meia não passa de uma “compra de voto de jovens” e que a gestão federal age de forma irresponsável com os recursos públicos.

Ao comentar sobre o tema, o analista econômico Ary Alcântara afirmou categoricamente: “O presidente da República não está no governo para sair dando coisas. Ele está no governo para cumprir a lei e executar um orçamento. Qual é a lei que criou esta demanda do tal Pé-de-Meia? Nenhuma. Isso é compra de voto, pronto, é isso. Lula está comprando voto de jovens. Arranjou dinheiro que ninguém sabe de onde para garantir sua popularidade.”

Sobre a divulgação da Farmácia Popular, Alcântara foi enfático ao dizer que não há nada de novo no programa e que o governo apenas usa a máquina pública para demagogia. “Remédio de graça já existe no SUS. Ele está gastando dinheiro com propaganda para anunciar o óbvio. O presidente da República não está ali para fazer proselitismo e demagogia, mas para governar para todos os brasileiros”.

Para o advogado constitucionalista André Marsiglia, o uso da rede nacional para defender o governo é um abuso inaceitável: “Usar a máquina pública é grave, mas usar também a privada, obrigando as emissoras a transmitir propaganda oficial, é ainda pior. As pessoas são forçadas a ouvir abobrinhas em pleno horário nobre. É um abuso intelectual”.

Outro assunto debatido foram os 4,2 bilhões liberados para o Plano Safra como forma de amenizar as criticas feitas sobre o governo. “Isso não faz nem cosquinha. O governo tomou tanta porrada que teve que soltar esse dinheiro às pressas. Mas a incompetência é tamanha que os produtores rurais vão ficar sem acesso aos recursos no momento certo. O agro é quem segura esse país, mas o governo faz questão de dificultar”, afirmou o jornalista Claudio Dantas.

A bancada do Alive destacou que a falta de planejamento do governo tem impactos diretos no custo de vida da população. “O setor primário está superando a ineficiência do governo a um custo altíssimo. Enquanto o agronegócio tenta sobreviver, Lula e sua equipe fazem propaganda para enganar o povo”, afirmou Ary.

A discussão levantada pelo programa expõe as fragilidades do Governo Lula e reforça a percepção de que o Pé-de-Meia não passa de uma estratégia eleitoreira para tentar recuperar a popularidade em queda do presidente.

O desgaste da gestão petista se intensificou após os dados da CNT, que indicam que 55% dos brasileiros desaprovam o governo Lula 3, isso significa um aumento de 9% comparada com períodos anteriores.

A crise também atingiu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que se sentiu desprestigiado e virou alvo da bancada do agronegócio. O resgate parcial do Plano Safra foi articulado às pressas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após consulta ao Tribunal de Contas da União. Mas a solução ainda é vista como paliativa, e a insatisfação no setor produtivo continua crescendo.

Em meio às críticas e ao desgaste crescente, Lula insiste que “2025 será o ano da colheita”, mas, segundo os analistas do Alive, a colheita do governo até agora tem sido de rejeição e crises mal resolvidas.

Assista ao programa de hoje na íntegra: 

Compartilhar nas redes sociais

Mariana Albuquerque

Mariana Albuquerque

Deixe um comentário

Leia mais

WhatsApp Image 2025-02-26 at 10.47
Oruan
bolsonaro-av-paulista-7-de-setembro-set-2024-848x477
Congresso
Alcolumbre e Motta
Alcolumbre e Motta
Oposição elabora documento com falhas da denúncia da PGR contra Bolsonaro
alckimin-vacina-lula
chris-pavlovski-ceo-rumble-848x477
mulheres-ministras-lula-660x372
Alexandre de Moraes dá 48 h para que Rumble indique representante legal no Brasil
77028-quase-metade-das-emendas-as-cidades-mais-pobres-e-gasta-sem-transparencia
bolsonaro-av-paulista-7-de-setembro-set-2024-848x477
blamestorming