Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Netanyahu diz que líder do Hamas foi morto

Publicado em:

Benjamin Netanyahu,primeiro-ministro israelense, anunciou nesta quarta-feira (28) que o líder do Hamas, Mohammad Sinwar, foi morto em Gaza. O homem era um dos procurados pelas forças de Israel e foi encontrado em bunker no subsolo de um hospital.

“Eliminamos Mohammed Deif, Yahya Sinwar e Mohammed Sinwar”, declarou Netanyahu num discurso no parlamento israelense. Segundo o premiê, Sinwar e outros membros da cúpula do Hamas foram mortos dentro de um bunker que ficava sob o Hospital Europeu na cidade de Khan Younis.

Sinwar assumiu o poder do Hamas após a morte do seu irmão mais velho, Yahya, assassinado em outubro do ano passado. O antigo líder foi responsável pelo planejamento do ataque à Israel em 2023, que reviveu a guerra.

Nesta quarta, deputados e artistas enviaram uma carta ao presidente Lula (PT) pedindo que o Brasil rompa relações com Israel. De acordo com o apelo, ocorre um “regime de ocupação e apartheid israelense” e um “genocídio em Gaza”.

O documento pede, além de corte nas relações diplomáticas, fim da venda de petróleo brasileiro para Israel e aplicamento de sanções contra o país. “O governo brasileiro seria um “exemplo a outros governos provocando uma onda necessária para que se encerre essa carnificina do povo palestino”, defende.

A carta foi assinada por parlamentares como Erika Hilton (PSOL-SP), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Luiza Erundina de Sousa (PSOL-SP).

Os artistas Chico Buarque, Carol Proner, Emir Sader, Manuela D’Ávila, Milton Hatoum, Paulo Sérgio Pinheiro, Chico Diaz, Giovanna Nader, Gregorio Duvivier e Vladimir Safatle também assinam

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos