Claudio Dantas
25.4 C
Brasília

ALERTA: Mendonça manda bloquear R$390mi da associação de irmão do Lula

Publicado em:

Com movimentações financeiras suspeitas, o vice-presidente da entidade é José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi) . A medida faz parte de uma investigação da Polícia Federal sobre suspeitas de descontos irregulares em benefícios do INSS.

O caso ganhou destaque porque o vice-presidente do sindicato é Frei Chico , irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, segundo a decisão judicial, ele não é investigado no inquérito.

O que motivou o bloqueio

A decisão de Mendonça foi tomada a pedido da Polícia Federal no dia 6 de outubro. Três dias depois, o sindicato foi alvo da Operação Sem Desconto , que apura um esquema possível de cobranças indevidas de contribuições em contribuições e pensões.

De acordo com o ministro, o valor bloqueado corresponde ao total arrecadado pelo sindicato entre 2021 e janeiro de 2025. A medida atinge dirigentes como o presidente Milton Baptista de Souza Filho e o espólio de João Batista Inocentini , ex-presidente falecido em 2023.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet , defendeu o bloqueio para impedir que “o produto do ilícito permaneça com quem o subtraiu”. Ele destacou que as investigações detectaram movimentações financeiras suspeitas , com divisão e transferência de dinheiro para pessoas ligadas à direção do sindicato.

Mendonça afirmou que há fortes sinais de participação dos investigados em um grupo organizado para lesar aposentados e pensionistas , desviando dinheiro descontado de seus benefícios previdenciários.

O Sindnapi negou qualquer irregularidade e classificou o bloqueio como “abusivo” .

Milton Baptista de Souza Filho, ficou calado na CPI Mista do INSScrédito: Lula Marques/ Agência Brasil
Milton Baptista de Souza Filho, ficou calado na CPI Mista do INSS
crédito: Lula Marques/ Agência Brasil

Nas redes sociais, o sindicato disse estar colaborando integralmente com a Polícia Federal e garantiu aos segurados que não há motivo para alarme :

“Sabemos que este tipo de situação pode causar insegurança, principalmente entre nossos associados, que em sua maioria são idosos. Mas o Sindnapi segue firme em sua missão de proteger e representar vocês”, escreveu a entidade no Instagram.

No mesmo dia da operação, o presidente do Sindnapi, Milton Batista de Souza Filho , compareceu à CPMI do INSS , no Congresso Nacional. Com um habeas corpus concedido pelo ministro Flávio Dino , ele ficou em silêncio diante das perguntas dos parlamentares.

Souza Filho falou apenas quando o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) falou sobre o papel de Frei Chico no sindicato:

“Ele nunca teve função administrativa, apenas atuação política e de representação sindical. Nunca precisou pedir a ele qualquer ajuda junto ao governo”, afirmou.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos