Com movimentações financeiras suspeitas, o vice-presidente da entidade é José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi) . A medida faz parte de uma investigação da Polícia Federal sobre suspeitas de descontos irregulares em benefícios do INSS.
O caso ganhou destaque porque o vice-presidente do sindicato é Frei Chico , irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, segundo a decisão judicial, ele não é investigado no inquérito.
O que motivou o bloqueio
A decisão de Mendonça foi tomada a pedido da Polícia Federal no dia 6 de outubro. Três dias depois, o sindicato foi alvo da Operação Sem Desconto , que apura um esquema possível de cobranças indevidas de contribuições em contribuições e pensões.
De acordo com o ministro, o valor bloqueado corresponde ao total arrecadado pelo sindicato entre 2021 e janeiro de 2025. A medida atinge dirigentes como o presidente Milton Baptista de Souza Filho e o espólio de João Batista Inocentini , ex-presidente falecido em 2023.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet , defendeu o bloqueio para impedir que “o produto do ilícito permaneça com quem o subtraiu”. Ele destacou que as investigações detectaram movimentações financeiras suspeitas , com divisão e transferência de dinheiro para pessoas ligadas à direção do sindicato.
Mendonça afirmou que há fortes sinais de participação dos investigados em um grupo organizado para lesar aposentados e pensionistas , desviando dinheiro descontado de seus benefícios previdenciários.
O Sindnapi negou qualquer irregularidade e classificou o bloqueio como “abusivo” .

crédito: Lula Marques/ Agência Brasil
Nas redes sociais, o sindicato disse estar colaborando integralmente com a Polícia Federal e garantiu aos segurados que não há motivo para alarme :
“Sabemos que este tipo de situação pode causar insegurança, principalmente entre nossos associados, que em sua maioria são idosos. Mas o Sindnapi segue firme em sua missão de proteger e representar vocês”, escreveu a entidade no Instagram.
No mesmo dia da operação, o presidente do Sindnapi, Milton Batista de Souza Filho , compareceu à CPMI do INSS , no Congresso Nacional. Com um habeas corpus concedido pelo ministro Flávio Dino , ele ficou em silêncio diante das perguntas dos parlamentares.
Souza Filho falou apenas quando o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) falou sobre o papel de Frei Chico no sindicato:
“Ele nunca teve função administrativa, apenas atuação política e de representação sindical. Nunca precisou pedir a ele qualquer ajuda junto ao governo”, afirmou.