O presidente Lula (PT) recebeu, fora da agenda, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, na noite de ontem (04), no Palácio da Alvorada. Segundo a CNN Brasil, no encontro o presidente teria voltado a pedir que ele permaneça no governo.
Na semana passada, após reunião com Lula e a rejeição histórica de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado, Messias chegou a comunicar ao presidente que deixaria o cargo.
A decisão dele teria sido discutida em conversa no Alvorada, poucas horas após a derrota no plenário da Casa Alta.
De acordo com fontes ouvidas pelo jornal O Globo e que acompanharam a reunião, Messias afirmou a Lula que “não terá condições de lidar diretamente com integrantes do Congresso e do Supremo que trabalharam ativamente contra sua nomeação”.
Ainda segundo esses relatos, ele teria dito ao petista que “não quer ver mais essas pessoas nem se estiverem pintadas de ouro”.
Lula teria pedido que o advogado-geral da União “pensasse melhor sobre a ideia de deixar a AGU durante o feriado e o fim de semana”, que passou. Apesar disso, aliados de Messias afirmam, segundo o jornal, que “o ministro segue resoluto”.
A rejeição de um indicado ao STF não ocorria há 132 anos e representou uma derrota histórica para Lula. A última vez em que o Senado barrou uma indicação presidencial ao Supremo foi em 1894, 5 anos após a Proclamação da República, quando cinco nomes indicados por Floriano Peixoto foram rejeitados.
