O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a PEC da Segurança Pública do governo tem o objetivo de garantir que “bandidos não tomem conta” do país e evitar que uma “república de ladrões de celular” assuste as pessoas nas ruas.
Ele fez a declaração durante inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, na quarta-feira (19).
Lula destacou que a proposta visa fortalecer a atuação do Estado no combate ao crime organizado, com a colaboração dos governadores e prefeitos.
“Vamos mostrar que o Estado é mais forte que os bandidos e que o lugar de criminoso não é na rua, aterrorizando a população”, afirmou o petista.
A PEC da Segurança Pública, que deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias, visa integrar as esferas do governo em ações de segurança e fortalecer as instituições policiais. No entanto, enfrenta resistência de governadores, parlamentares e aliados do governo.
A proposta inclui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e amplia as atribuições da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Para ganhar apoio, também foi sugerida a inclusão das Guardas Civis Municipais no policiamento ostensivo e comunitário.
ASSISTA:
Depois do petista patriota, agora o petista anticrime. Confia! pic.twitter.com/fkps6rG1Zm
— Claudio Dantas (@claudio_dantas_) March 20, 2025