21.5 C
Brasília

Líder do partido de Le Pen acusa “tirania dos juízes” na França

Publicado em:

O líder do Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, denunciou a “tirania dos juízes” após a condenação de Marine Le Pen por peculato, que a torna inelegível por cinco anos. Em entrevista ao canal CNews nesta terça-feira (1º), Bardella chamou a decisão de perseguição política e convocou uma mobilização pacífica de apoiadores.

“Hoje, não é um governo de juízes. Hoje, é a tirania dos juízes”, afirmou Bardella.

A decisão do tribunal francês impede Le Pen de concorrer à eleição presidencial de 2027. A sentença também inclui quatro anos de prisão – dois em regime domiciliar e dois anos suspensos – além de uma multa de 100 mil euros (R$ 616 mil). No entanto, as penalidades não serão aplicadas até o esgotamento dos recursos.

Le Pen foi considerada culpada por desvio de fundos públicos relacionados a supostos empregos fictícios no Parlamento Europeu. Seu partido, o RN, também foi penalizado com multa de 2 milhões de euros, metade da qual suspensa. A líder da direita francesa afirmou que recorrerá contra a decisão.

A condenação de Le Pen levanta questionamentos sobre a interferência do Judiciário no processo democrático francês, especialmente diante de seu avanço nas pesquisas eleitorais e da crescente rejeição às políticas de Emmanuel Macron.

 

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos