27 C
Brasília

Lewandowski diz que fala sobre ‘polícia prender mal’ foi tirada de contexto

Publicado em:

Durante evento em João Pessoa (PB), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou há pouco que sua fala de que “polícia prende mal e Judiciário é obrigado a soltar” foi “pinçada fora do contexto”.

O comentário foi feito após repercussão negativa da fala. Diversos parlamentares, governadores e sete entidades policiais criticaram o ministro.

Segundo Lewandowski, ele estava defendendo, na ocasião, a PEC da Segurança Pública e uma melhor estrutura para os agentes de segurança.

“Quero ressaltar agora, publicamente, que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente e preparada. A minha expressão foi pinçada fora do contexto, que as polícias têm que ser melhor remuneradas, melhor equipadas, precisar ser melhor informadas para que possam prender para que não haja esse fenômeno do judiciário eventualmente ter que corrigir erros de prisões que não foram feitos de acordo com a lei”, explicou o ministro.

Em resposta ao magistrado, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou que o governo federal “deveria estar atuando para valorização da polícia judiciária e dos delegados, diminuindo o grande abismo existente, tanto financeiro quanto de condições de trabalho”.

A polêmica fala de Lewandowski ocorreu durante a abertura da reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), na última quarta-feira (19): “É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”.

Mais recentes

Checagem de fatos