Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Heleno não responde às perguntas de Moraes

Publicado em:

Ex-chefe do Gabinete de Segurança foi tornado réu por envolvimento em suposto plano golpista

O general Augusto Heleno optou por não responder às perguntas formuladas pelo ministro Alexandre de Moraes durante depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10). A oitiva faz parte do processo em que Heleno figura como réu ao lado de outras sete pessoas, acusadas de integrar o núcleo central de um fantasioso plano de golpe de Estado.

Ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Jair Bolsonaro, Heleno é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de ter colaborado na articulação de ações que visavam descredibilizar o sistema eleitoral brasileiro. A defesa sustenta que o general não cometeu qualquer ilegalidade e que o material apreendido não caracteriza crime.

Moraes reagiu mal ao silêncio do general e passou a fazer as perguntas no processo, uma medida que gerou tensão. A Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), no inciso I do parágrafo único do artigo 15, considera crime prosseguir com interrogatório de quem exerce o direito ao silêncio.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos