Claudio Dantas
19.5 C
Brasília

Corte italiana adia decisão sobre extradição de Carla Zambelli

Publicado em:

Novos documentos apresentados à Justiça reforçam defesa da deputada

A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou à Justiça italiana, nesta quinta-feira (4), um conjunto de documentos, incluindo o parecer do relator Diego Garcia (PL-SP), que recomenda a manutenção do mandato da parlamentar. Com a inclusão do material, a Corte de Apelação da Itália adiou a decisão sobre a extradição para 18 de dezembro.

Segundo o advogado Fabio Pagnozzi, a defesa anexou mais de 70 documentos ao processo, incluindo pareceres da CCJ da Câmara dos Deputados e manifestações de parlamentares, que apontam para uma perseguição política e denunciam as condições degradantes das prisões no Brasil.

O parecer de Garcia sustenta que a condenação de Zambelli pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se baseou em depoimento considerado frágil, do delator Walter Delgatti Neto. O parecer ainda será votado na CCJ.

Durante a audiência, Zambelli compareceu pessoalmente à Corte de Apelação Italiana. A Advocacia-Geral da União (AGU) contestou a inclusão dos documentos, alegando que eles não atendem aos parâmetros de prazo e formato exigidos pela Justiça italiana.

Entre os documentos, o parecer da CCJ cita que a denúncia contra a deputada envolveu “documentos falsificados atribuídos ao sistema do CNJ, como ordens de afastamento de sigilo bancário e mandados de prisão em nome do Ministro Alexandre de Moraes”, mas que tais arquivos foram apenas recebidos, sem qualquer ato que demonstre anuência ou conhecimento prévio da origem ilícita.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos