Claudio Dantas
23.5 C
Brasília

Conversa sigilosa entre Lula e Moraes chama atenção no dia da revogação da Magnitsky

Publicado em:

Diálogo entre os dois repercutiu em meio à decisão dos EUA sobre o ministro do STF

Uma conversa discreta entre o presidente Lula (PT), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, chamou a atenção durante o lançamento do canal SBT News, em São Paulo, nesta sexta-feira (12).

As autoridades tentaram impedir que o diálogo fosse captado pelas câmeras. Moraes manteve a mão sobre a boca enquanto falava, e a filmagem foi interrompida após a intervenção do fotógrafo oficial do presidente, Ricardo Stuckert.

O conteúdo da conversa não foi divulgado.

O encontro ocorreu no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada de Alexandre de Moraes, de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e de uma empresa ligada ao casal da lista de sanções da Lei Global Magnitsky.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) e encerra as restrições financeiras e de circulação impostas desde julho.

Durante discurso no evento, o ministro do STF agradeceu publicamente ao presidente Lula pela atuação da diplomacia brasileira. Segundo o ele, a postura adotada pelo governo federal foi decisiva para a reversão das medidas impostas durante a gestão do presidente norte-americano Donald Trump (Republicano).

“Queria agradecer o empenho, em meu nome e no nome da minha esposa, do presidente Lula. A verdade venceu hoje”, afirmou Moraes.

O ministro relatou que, no início do episódio, pediu ao presidente que o Brasil não adotasse medidas de retaliação.

“Logo em julho e começo de agosto, quando o Supremo se reuniu na presidência para tratar das sanções contra o Poder Judiciário brasileiro, eu pedi ao presidente que não ingressasse com nenhuma ação e não tomasse nenhuma medida contra isso”, disse.

Segundo Moraes, a estratégia de aguardar o esclarecimento dos fatos às autoridades americanas se mostrou acertada.

Veja o momento que o fotógrafo impede a filmagem:

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos