Claudio Dantas
22.5 C
Brasília

Após isenção do IR, Lula devolve favor a Lira

Publicado em:

Um dia depois da aprovação sumária da isenção do IR, articulada por Arthur Lira, Lula sancionou lei que permitirá ao filho do ex-presidente da Câmara assumir mandato de deputado federal, caso seja eleito no ano que vem. O projeto, aprovado pelo Congresso em caráter terminativo e ritmo incomum, amplia o prazo para que parlamentares atinjam a idade mínima exigida para tomarem posse no cargo.

A nova regra prevê prazo de até 90 dias, contados a partir da eleição da respectiva Mesa Diretora, para que senadores e deputados tenham a idade necessária para exercer os respectivos cargos. Até então, a referência era a idade na data da posse. Alvaro Lira, conhecido como “Alvinho”, completará 21 anos em março de 2027.

Além do ritmo acelerado, a mudança foi incluída como um jabuti em projeto que tratava da impressão de santinhos eleitorais em braile, para eleitores com deficiência visual. Ou seja, sem qualquer relação com a matéria.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Até o dia seguinte da votação do IR, lideranças da direita e do centro ainda se questionavam sobre o preço cobrado por Lira para tratorar a isenção do IR com a tributação de dividendos, rejeitando sumariamente quase todas as 99 emendas apresentadas por seus colegas.

Além da sanção do jabuti que beneficia seu filho, espera-se que Lira seja beneficiado com a liberação de emendas parlamentares. “Só esperar os próximos meses”, diz uma liderança de oposição.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos